Huambo – Cento e 93 médicos estão a ser formados, desde Janeiro último, no Hospital Geral do Huambo (HGH), para aumentar a mão-de-obra qualificada nesta região e nas províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza Sul, Cunene, Huíla, Lunda Sul e Moxico.
Trata-se de cursos de especialidade em Pediatria, Ortotraumatologia, Medicina Interna e Intensiva, Imagiologia, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediátrica, Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Neonatologia, Anatomia Patológica, Endocrinologia, Nefrologia, Neurocirurgia e Maxilofacial.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, pela chefe da área Pedagógica e Científica do HGH, Augusta Sachiteque, ao afirmar que, dos 193 médicos em formação, 75 encontram-se no primeiro ano, 77 no 2º, 28 no 3º e 13 no 4º e último ano de especialização.
Com a duração de quatro anos, a responsável informou que a formação, ministrada por professores nacionais e expatriados, consta no processo de capacitação de quadros nacionais, com foco na melhoria da qualidade do atendimento médico/medicamentoso.
Segundo Augusta Sachiteque, após a formação especializada, os médicos poderão reduzir as carências de cirurgiões, pediatras, urologistas, neurologistas e de outras áreas necessárias, tanto no Huambo, como em todo o país.
Destacou a importância do processo de formação médica de especialidade no aumento, de forma significativa, da mão-de-obra qualificada em diversas áreas, bem como do Sistema Nacional de Saúde.
Informou que a formação pós-graduada no HGH teve início em 2011, onde mais de 60 médicos já foram capacitados nas especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Imagiologia, Maxilofacial, Medicina Familiar, Interna e Intensiva, que prestam serviços em várias províncias do país.
Entre os requisitos para o acesso à formação especializada, indicou a conclusão da licenciatura em medicina, inscrição na Ordem dos Médicos de Angola, ser profissional da função pública e ter, no mínimo, um ano de trabalho.
A maior unidade sanitária da província, tida como hospital/escola, tem a capacidade para internar 800 doentes e presta serviço nas especialidades de Medicina Geral, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia e Hemodiálise.
Destes serviços constam, entre outros, a Psiquiatria, Citologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia, Imagiologia (Raio X, Ecografia, TAC e Ressonância Magnética), Mamografia, Esterilização, Neurologia, Cardiologia, Hemoterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Cuidados Intensivos. ZZN/ALH