Huambo - Trinta e sete pessoas com traumas por acidentes de viação deram entrada no Hospital Geral do Huambo (HGH) durante a passagem de Ano, informou quinta-feira o director clínico da unidade sanitária, Elias Herculano.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse terem sido atendidos um total de 493 pacientes (menos 115 em relação a transição de 2024) dos quais 126 internaram em diversas secções.
Indicou as agressões físicas, intoxicação alcoólica, ferimentos por arma branca, acidente de trabalho e queimaduras, como outras ocorrências.
O médico cardiologista disse que os bancos de urgência de pediatria, maternidade, medicina, cirurgia e ortopedia foram os que mais ocorrências tiveram.
Para o asseguramento da transição, o responsável informou que a unidade sanitária contou com 631 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutico, para além do pessoal de apoio hospitalar.
Elias Herculano aconselhou a população a ter cultura de saúde preventiva, na perspectiva de acautelar a morbi-mortalidade por patologias diversas, com destaque para a malária.
O Hospital Geral do Huambo tem uma capacidade de internamento de 856 doentes, assiste em diversas especialidades, com realce para hemodiálise, oncologia, pediatria, maternidade, cirurgia, ortopedia, psiquiatria, banco de sangue, entre outras. MLV/ALH