Mbanza Kongo – O centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire “Maria Eugénia Neto”, em Mbanza Kongo, regista, há mais de duas semanas, um défice de sangue devido ao aumento de transfusões nas áreas de pediatria, maternidade e cirurgia.
O hospital realiza, actualmente, uma média diária de 20 transfusões, fruto do crescente número de casos de malária que se registam nesta época chuvosa na região, que provocam anemia severa em crianças menores de cinco anos de idade.
A informação foi prestada esta quarta-feira à ANGOP pelo director clínico do refedido hospital, Pedro Kiasaka da Silva, que disse que diariamente são atendidos mais de 100 casos de malária, dos quais 10 são submetidos a transfusão de sangue.
Disse que a ajuda de familiares que doam sangue para acudir parentes com necessidade de transfusão tem sido a solução encontrada pelas autoridades sanitárias locais.
O director antevê mais aumento da demanda por sangue na maior unidade hospitalar da província, com o aproximar da quadra festiva, altura em que ocorrem muitos acidentes.
Apelou, por isso, às organizações políticas, filantrópicas, religiosas e da sociedade civil locais a responderem ao pedido de socorro da direcção do hospital, mobilizando os seus membros para doarem sangue, para salvar vidas.
O Hospital Provincial do Zaire tem uma capacidade de internamento de 140 pessoas e presta serviços nas áreas de urologia, medicina geral, maternidade, cirurgia, ortopedia, imagiologia, pediatria, oftalmologia e estomatologia.
O centro de hemoterapia do referido hospital tem capacidade de conservar 500 bolsas de sangue.