Cacuaco - Moradores do bairro do Paraíso e do Kikolo, no município de Cacuaco, beneficiaram, hoje (sábado), de maios de higiene, de água tratada, sacos para o acondicionamento de resíduos sólidos, numa iniciativa do Ministério do Ambiente.
A acção, que contou com a presença da titular da pasta ministerial, Ana Paula de Carvalho, visou sensibilizar os munícipes nos mercados do Kikolo e algumas zonas do Paraíso, no sentido de reforçarem as medidas de prevenção contra à cólera.
Em declarações à imprensa, a governante disse que a sensibilização e educação ambiental porta-a-porta, nestes dois pontos, a norte da província de Luanda, será contínua de modo a combater o surto.
“Queremos evitar a subida do número de mortes por cólera”, sublinhou Ana Paula de Carvalho, considerando fundamental que se trate de forma consciente o lixo, desde a separação e redução dos resíduos sólidos, para que os restos de comida possam ser usados como adubo das plantas.
A ministra do Ambiente acrescentou que o lixo mal-tratado pode trazer consequências como a seca, contaminação dos solos e da água, daí a preservação do meio e a valorização dos resíduos, para uma melhor gestão com vista a assegurar mais saúde.
A campanha de sensibilização porta a porta contou com mais de 150 profissionais e prevê aumentar para 300 técnicos nos próximos dias.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde o primeiro caso confirmado a 7 de Janeiro do corrente ano até agora, foram notificadas mais de 700 pessoas com cólera, resultando em 35 óbitos. COF/DJ/SEC