Malanje- O Plano de Contingência contra a cólera, foi reactivado nos últimos dias em Malanje, com vista a prevenção da doença, face aos casos positivos registados nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
Trata-se de uma medida de resposta imediata aos eventuais casos da cólera, por uma equipa integrada por técnicos de várias unidades sanitárias e que abrange todos os municípios da província.
A informação foi dada hoje, pela chefe de Departamento Provincial de Saúde Pública, Rosa Brandão, referindo que face a proximidade de Malanje com as províncias afectadas, há probabilidade de propagação da doença, daí que o Governo Provincial está a trabalhar na prevenção.
“A cólera é uma doença transmitida por uma bactéria e facilmente se contamina e pode levar a morte rapidamente por causa da desidratação severa que provoca nas pessoas, daí a necessidade de se tomar as medidas de prevenção o mais precocemente possível”, frisou.
Por outro lado, a responsável apelou para a prevenção por parte dos cidadãos, através da prática regular da higiene pessoal e colectiva, como a lavagem das mãos e dos utensílios domésticos, ingestão regular de água tratada, evitar o consumo de líquidos e alimentos não tratados, sobretudo verduras e frutas.
Rosa Brandão lembrou que uma das principais manifestações da cólera é a diarreia aquosa ou confusa, pelo que as famílias devem estar atentas a esse pormenor.
Garantiu não haver registo da doença em Malanje, mas estão activadas as equipas de vigilância nas unidades sanitárias e criadas a nível dos municípios centros de tratamento para possíveis casos.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral ou pela ingestão de água ou alimentos não tratados, que se manifesta com vómitos e diarreia moderados ou graves, podendo causar morte do paciente em pouco tempo. RM/NC/PBC