Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, reiterou hoje, segunda-feira, o compromisso do Governo garantir que toda a mulher, independentemente da condição socioeconómica, tenha acesso a serviços de saúde seguros, respeitosos e eficazes.
José Martins reiterou esse compromisso, quando intervinha na 1ª Jornada Científica da Maternidade do Cuando Cubango, que decorreu em Menongue, capital da província, de 16 a 18 deste mês, sob o lema “Maternidade seguro, futuro Garantido”.
O governante admitiu que a mortalidade materna e neonatal ainda representam desafios significativos na agenda do Governo do Cuando Cubango e, por isso, é responsabilidade colectiva em buscar soluções, promover inovações e disseminar conhecimentos que possam salvar vidas.
Espera, assim, que com a realização da 1ª Jornada Científica e partilha de pesquisa, experiências e conhecimentos os profissionais de saúde façam um trabalho conjunto diferenciado, rumo a uma maternidade mais segura e um futuro garantido para todas as mulheres e seus filhos.
José Martins afirmou que a 1ª Jornada Científica de Maternidade é, sem sombra de dúvidas, um marco significativo, porquanto vai aprimorar a assistência à maternidade, sendo que o lema reflecte a vocação e missão desta instituição e seus profissionais de garantir que cada mulher tenha acesso a cuidados de alta qualidade, proteger a vida e o bem-estar dos recém-nascidos.
Por outro, José Martins indicou a falta de um bloco operatório, fundamental para um hospital do género, a par da limitada força de trabalho, tendo, por isso, avançado que o Governo está a trabalhar no sentido de inverter essa situação, para que se possa atender efectivamente e nas melhores condições.
No último dia do evento, a direcção da Maternidade Provincial procedeu à entrega a kits profissionais a parteiras tradicionais, prestou-se uma homenagem a primeira directora dessa unidade sanitária, Delfina Jamba, nos anos 2003 a 2012, bem como entregou-se certificados de reconhecimento a parteiras da referida maternidade, que labutam há mais de 30 anos.
Durante o certame, onde participaram especialistas vindos de Luanda, Huambo, Bié, Moxico, Benguela, Huíla e do Cuando Cubango (anfitriã), constituíram temas o banco de leite humano, o papel do psicólogo clínico no contexto hospitalar, emoções e os traumas intra-uterino, determinantes sociais de saúde, entre outros. ALK/FF/PLB