Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, apelou às igrejas e aos demais actores da sociedade civil a auxiliarem o Governo nas acções que visam a redução do índice de doenças que afectam as populações, essencialmente às causadas por défice de saneamento básico.
Falando hoje, segunda-feira, no Cuito, durante a II Reunião Ordinária do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade (CAC), Pereira Alfredo disse que os actores sociais e as comissões de moradores devem esclarecer a população sobre os locais próprios para o depósito do lixo, nomeadamente nos contentores ou locais indicados palas administrações municipais ou comunais.
“Os resíduos sólidos são fontes de inúmeras doenças, contribuem negativamente para o bem-estar das famílias, por isso, a população deve ser educada a tratá-lo devidamente, isto é, a partir da residência até a deposição nos contentores”, disse.
Segundo o governante, é responsabilidade de todas forças viva da sociedade abraçar a causa do Governo, começando na preservação de hospitais, combate ao lixo e outros, com vista a diminuir o surgimento das várias doenças no seio das comunidades.
Explicou ainda que o sector de tutela tem apostado na saúde preventiva, sensibilizando as famílias de como se prevenir das doenças, com destaque para as infecções de transmissão sexual, a malária e outras do foro respiratório.
Com os aproximadamente dois milhões de habitantes, o sector da Saúde no Bié controla 188 instituições sanitárias, com total de quatro mil 749 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutico e pessoal de apoio hospitalar.AS/PLB