Luena – As principais unidades hospitalares da cidade do Luena, província do Moxico, foram, esta terça-feira, inspecionadas pelo governador local, Ernesto Muangala, para aferir o grau de funcionamento e atendimento aos utentes.
Trata-se do Hospital Municipal Geral, Moxico, Sanatório e Maternidade provincial, onde o governante se inteirou sobre as condições logísticas, distribuição das equipas médicas e enfermeiros, com vista a responder à procura dos pacientes, sobretudos durante a quadra festiva.
Após a visita, Ernesto Muangala disse à imprensa, que as unidades sanitárias estão preparadas para atender o fluxo de utentes, tendo recomendado aos profissionais de saúde a pautarem por um atendimento mais humanizado.
“ É necessário que os médicos e os enfermeiros, coloquem sempre o atendimento dos cidadãos nas suas prioridades, tratando-os com humanismo e empatia”, disse.
Sobre a carência de médicos na província, reiterou que este défice será colmatado em breve, quando as diversas equipas de profissionais concluírem o ciclo formativo de especialidade em diferentes províncias e no exterior do país.
A província do Moxico conta actualmente com mais de 150 unidades sanitárias, sendo quatro hospitais de referência (Hospital Geral, Maternidade, Municipal do Moxico e de Camanongue), sete municipais, mais de 130 centros e postos de saúde, com um total de mil e 995 para o internamento de pacientes.
Em termos de recursos humanos, a província, com mais de um milhão de habitantes, conta com 168 médicos, dos quais 102 nacionais, mil e 462 enfermeiros, 276 técnicos de diagnóstico e terapêutica. MT/TC/HD