Catete - O governador da província do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, disse hoje, quarta-feira, em Catete, que as acções de sensibilização contra a cólera, têm sido cruciais no combate a doença, resultando na estagnação do número de casos diários.
O governante que falava à margem da Iª Sessão Ordinária do Governo Provincial do Icolo e Bengo, sublinhou que fruto deste trabalho de esclarecimentos sobre a doença à população, o registo de casos diários tem se cifrado abaixo dos 16 nos últimos dias.
Segundo dados da direção provincial da Saúde no Icolo e Bengo, desde o início do surto da cólera, no mês de Janeiro deste ano, foram registados cerca de 500 casos de cólera.
Para além do trabalho de sensibilização, está também a decorrer a nível da província, a campanha de vacinação contra a cólera, bem como restringiu-se o acesso das munícipes à lagoa da Funda Kilunda, eventual foco de contaminação, no município do Sequele.
Auzílio Jacob disse que até ao momento a situação da cólera está controlada, fruto da prontidão do serviços médicos de Icolo e Bengo.
A primeira Sessão Ordinária do Governo Provincial de Icolo e Bengo abordou questões como o quadro epidemiológico da cólera, programa de assistência comunitária no município de Cabíri, situação orçamental e financeira da província e aprovação do logotipo e o slogan do governo.
A realização dos jogos escolares, acampamento da juventude, participação na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, o Programa Integrado de Combate a Pobreza e a Avalição dos projectos no âmbito do Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios, constaram do certame.
Participaram do encontro, os vices- governadores, administradores municipais e directores provincias.
A provincia de Icolo e Bengo tem como capital a vila de Catete, sete municípios e uma população estimada em 131 mil e 268 habitantes, distribuídos numa extensão de 3.819 quilómetros quadrados. CLAU/AJQ