Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, exortou terça-feira, na vila do Nzeto, a população para o cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção contra a cólera, que fustiga as províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
De acordo com o governador, que falava à imprensa, após um acto de sensibilização, a prevenção e o combate ao surto passa, necessariamente, pela observância rigorosa das medidas que as autoridades sanitárias vão passando à população para evitar o seu alastramento na região.
Disse terem sido criadas ao nível das unidades sanitárias existentes nas 11 sedes municipais, salas específicas para o tratamento e internamento de eventuais casos de cólera.
Foram, igualmente, instaladas nas principais portas de saída e entrada de pessoas desta região para a capital do país e vice-versa, equipas de vigilância epidemiológica.
Na ocasião, Adriano Mendes de Carvalho pediu o envolvimento das igrejas, organizações da sociedade civil e partidos políticos nas campanhas de sensibilização da população sobre as medidas de prevenção e combate à doença.
Dados actualizados do Ministério da Saúde indicam o registo, desde 7 de Janeiro do ano em curso, de 283 casos da cólera, dos quais 19 resultaram em óbito. DA/JL