Gambos- O município dos Gambos, província da Huíla, conta desde hoje, sexta-feira, com o seu primeiro hospital municipal, com capacidade de 100 camas, construído e apetrechado no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A unidade, orçada em 771 milhões de kwanzas, foi inaugurada pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
O hospital conta com os serviços de ginecologia-obstetrícia, pediatria, clínica geral, especialidades de cirurgia, otorrinolaringologia, estomatologia, entre outros, assim como um laboratório clínico, uma unidade cujo quadro orgânico prevê 410 funcionários.
As obras, que duraram quatro anos e com períodos de paralisação, vem colmatar as transferências de pacientes com determinadas patologias para o Lubango, com gastos significativos, tanto para os doentes tanto para os seus familiares.
Em declarações, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, disse ser objectivo cobrir os 14 municípios com hospitais municipais, para conseguir responder as necessidades da população.
Já o administrador dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, salientou ser a maior unidade da parte sul da província e no quadro dos diversos serviços vai atender igualmente os municípios circunvizinhos como a Chibia, Quipungo e Matala (Huíla), Cahama e Curoca (Cunene) e Virei (Namibe).
Com o Hospital Municipal dos Gambos, falta, nos 14 municípios, Caluquembe, cujas obras já estão em fase de conclusão para ser entregue em 2025.
O município dos Gambos dista 150 quilómetros a Sul do Lubango e tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes. EM/PLB