Dundo - O director do gabinete provincial da Saúde da Lunda-Norte, Gimy Nhunga, afirmou esta quinta-feira, que estão criadas todas as condições logísticas e humanas, nas unidades sanitárias, para atender a demanda da quadra festiva.
Em declarações à imprensa, no final da segunda reunião do Conselho de Auscultação das Comunidades da Lunda-Norte, assegurou que os hospitais estão munidos de soros, antibióticos, anti-inflamatório, materiais gastáveis e sangue suficiente para melhor atender os cidadãos.
"Nesta fase, os cidadãos que irem as unidades sanitárias vão ter acesso à estes fármacos e, se eventualmente algum profissional passar a receita e não disponibilizar estes medicamentos, podem denunciar", frisou.
Durante as últimas 24 horas, as unidades sanitárias registaram a entrada de seis casos de agressão, intoxicação alimentar, um de suicídio , quatro acidentes de viação.
Quanto à segurança pública, o delegado do interior na Lunda-Norte, Gerson Miguel, reiterou que estão em prontidão 4.448 agentes dos diversos órgãos, para dar respostas à eventuais casos que possam comprometer a ordem e a tranquilidade.
Nas últimas 72 horas, a Polícia Nacional egistou 16 crimes de natureza diversa, menos três em relação ao igual período anterior, que resultaram na detenção de 33 cidadãos (mais oito).
Quanto a sinistralida de rodoviária, Gerson Miguel disse que foram registados 12 acidentes, com 17 feridos ligeiros, causados por falta de prudência e excesso de velocidade .
Destacou igualmente, o registo de um caso de morte súbita de um cidadão de 23 anos, por excesso de ingerência de bebida alcoólica, no município do Cuango.
Durante a reunião do Conselho de Auscultação, sob orientação da governadora local, Filomena Miza, os membros analisaram a situação do PIM, arrecadação de receitas e gestão de resíduos sólidos.
No encontro, os membros foram informados sobre a nova divisão político-administrativa, requalificação da cidade do Dundo, mapa de distribuição dos 12 autocarros, processo censitário, fiscalização dos estabelecimentos comerciais, funcionamento das unidades sanitárias, entre outras questões.QB/HD