Luanda - Mais de 100 funcionários do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) participaram hoje, sexta-feira, de uma campanha de rastreio do cancro da próstata, no âmbito do Novembro Azul, mês dedicado à consciencialização sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença.
A decorrer até 25 do mês em curso, a campanha é promovida no âmbito do programa de responsabilidade social do sector.
Ao intervir no acto, a directora dos recursos humanos do MIREMPET, Paula Fernandes, referiu que a campanha visa, entre outros, consciencializar os trabalhadores do sector sobre a doença.
"Este mês de Novembro não podíamos ficar de fora em prol dos funcionários do sexo masculino que temos alocados no Ministério". frisou
A campanha foi antecedida de um workshop sobre Desmistificação do Vírus HPV (diagnóstico precoce) e sensibilização masculina do Cancro da Próstata (factores de risco e prevenção).
Paula Fernandes acredita que está actividade vai ajudar a classe masculina a se prevenir da doença e procurar as unidades hospitalares.
Por seu turno, a médica do Laboratório Macrolab e responsável pelo rastreio do câncer da próstata, Aleida dos Reis, fez saber que nos dois dias serão feitos exames de sangue denominado PSA.
Na eventualidade de um caso, o paciente vai ser assistido com profundidade com vários tipos de exames, dentre eles exame de toque retal, ultrassom, medição do jato de urina.
A médica aconselha os homens a ter uma alimentação regrada e uma vida activa de prática de exercício físico. MEL/SEC