Luanda – Um programa de formação, designado “Excelência em Medicina”, está a ser desenvolvido pelo Hospital Militar Principal/Instituto Superior (HMP/IS) com o objectivo de capacitar médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica com maiores conhecimentos e competências.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso este sábado (29), a formação teve início segunda-feira (24) e tem igualmente como objectivo a melhoria da qualidade da assistência médica nas unidades de saúde das Forças Armadas Angolanas (FAA) e ao público no geral.
Acrescenta ainda que o programa, que conta com a participação de especialistas de Portugal, EUA e Brasil, tem a duração prevista de cinco (5) anos e permitirá capacitar cerca de mil profissionais para actuarem na rede de saúde.
A formação será realizada em duas modalidades, sendo uma em Angola e a outra no exterior do país, com estágios de três (3), seis (6) ou 12 meses, conforme a programação individual nas unidades hospitalares dos formadores.
O ciclo formativo é chefiado pelo urologista internacional Nuno Azevedo, com vasta experiência em cirurgia minimamente invasiva (robótica, video-laparoscópica e endoscópica) e está composta por especialistas em áreas como urologia, anestesia e instrumentação.
De acordo ainda com a nota de imprensa, além da formação os especialistas farão operações cirúrgicas de endoscópicas da próstata (em doentes com cancro e hiperplasia) e cirurgias intra-renais endoscópicas com instrumentos flexíveis, bem como fragmentação de cálculos com laser.
O objectivo da parceria é obter experiência a nível internacional e permitir que profissionais de saúde do país regressem melhor preparados e com novas competências de diagnóstico e tratamento. MEL/SC