Lubango - Cento e 89 terapeutas tradicionais, naturopatas e parteiras tradicionais das 18 províncias do país participam desde hoje, segunda-feira, no Lubango, de uma formação de formadores no ramo, uma iniciativa do Fórum de Medicina Tradicional (FOMTRA) em Angola.
A acção formativa tem como objectivo a qualificação profissional da classe, no sentido de estar devidamente capacitada e melhor organizada para exercer a actividade nas comunidades, segundo o director executivo provincial da organização, Mário Silvano.
Sem avançar números, afirmou que actualmente existem muitos “médicos” naturopatas e parteiras tradicionais que exercem a actividade de forma empírica e desorganizada, por isso o FOMETRA está a realizar essa actividade de âmbito nacional, no sentido de que essas pessoas estejam munidas de conhecimentos, para inverter o quadro e melhorar a saúde pública.
Destacou que durante quatro dias, os participantes vão abordar temas ligados à “Administração e Organização do Trabalho na Medicina Tradicional e Natural”, “Liderança em 48 Leis de poder qualificativo na medicina tradicional e natural em África”, “Psicologia em fármacos na actividade de Cura em África”.
Segundo o responsável, para além dos 189 delegados, contam com a parceria da Universidade Njinga Mbandi, da província de Malanje, Direcção da Saúde Inspecção da Saúde, Cultura e Hospital Central do Lubango, Departamento de Saúde Pública da província da Huíla. BP/MS