Benguela - Uma feira de saúde, com vários serviços de especialidade, teve início nesta sexta-feira, no município da Baía Farta, província de Benguela, no âmbito dos 59 anos de existência daquela circunscrição.
Promovido pela Direcção local da Saúde, o evento, com duração de três dias , oferece serviços gratuitos médicos nas especialidades de clínica geral, análises clínicas e estomatologia, além de serviços de aconselhamento e prevenção do VIH/Sida.
Segundo o director municipal da saúde na Baía Farta, José Kangumba, a feira junta tem como como objectivo levar cuidados primários neste segmento à comunidade.
Apelou os municípes a aparecerem em massa, porque ela é gratis, tem vários serviços de especialidade, e termina com o atendimento do último utente.
"Hoje, não é necessário os pacientes andarem para irem às consultas, porque a saúde veio ao encontro da população e temos disponíveis medicamentos, análises clínicas, atendimento médico e medicamentoso" , disse.
Segundo o cidadão Miguel Domingos, o atendimento na feira é rápido, eficiente e o corpo clínico está a ser bastante paciente.
Ja outro utente, Pedro Vitorino, disse que o atendimento foi rápido, e depois consulta, análises clínicas, ainda há a entrega grátis de medicamentos.
Pediu a outras pessoas que adiram às consultas, por serem rápidas.
"Neste momento ja fui atendido, fiz análise de malária e agora vou ao médico mostrar o resultado da análise", enfatizou.
A Feira é um evento organizado pela Direcção Municipal da Saúde na Baia Farta e oferece serviços gratuitos à população local.
O município da Baia Farta, com um clima tropical, húmido e semidesértico, tem uma extensão territorial de 6.744 quilómetros quadrados e três comunas, nomeadamente o Dombe Grande, Kalohanga e a Equimina.
Suas potencialidades são caracterizadas pelas indústrias pesqueira, salineira e extractiva, além da agricultura e pecuária.
A sua população actual é estimada em 136.297 habitantes, de acordo com dados da Administração local. CRB