Huambo - Trezentos e 50 pessoas, entre crianças e adultos, foram assistidos, esta sexta-feira, no município do Huambo, em várias especialidades, durante a feira de saúde, promovida pela primeira geração de médicos da Faculdade de Medicina.
O evento foi assegurado por 30, dos 60 médicos graduados em 2014 pela Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo.
Os usuários receberam assistência médica/medicamentosa nas áreas de medicina geral, pediatria, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, laboratório,cirurgias e farmácia.
Em declarações à ANGOP, o coordenador da formação, Fernando Mango, informou que a feira serviu para promover a sanidade comunitária e reduzir o índice de enchentes nos hospitais de referência, com foco na humanização dos serviços de saúde.
Acrescentou que a feira visou, igualmente, responder os valores básicos da Faculdade de Medicina da UJES, centrados na integridade, na cooperação, na solidariedade, na tolerância, no respeito, na cientificidade, na criatividade, na humanidade e na honestidade.
Fernando Mango assegurou que actividades do género irão continuar, para o rastreio comunitário de factores de risco e estratificação de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade e a desnutrição, para além da malária, com vista a encorajar a saúde preventiva e o bem-estar comum.
Exortou a população para prática da saúde preventiva da malária, que, nesta época chuvosa tende a aumentar, na perspectiva de reduzir o índice de internamento e mortes.
Depois das consultas, os utentes receberam redes mosquiteiras impregnadas com insecticida de longa duração e fármacos diversos.
Alguns beneficiários consideram a iniciativa como medida de prevenção e redução da morbi-mortalidade nas comunidades, na medida em que aproximou os serviços de saúde junto ao cidadão.
Em funcionamento desde 2008, a Faculdade de Medicina da UJES conta, no presente ano académico, com 350 estudantes. Desde a sua abertura até ao momento formou 547 médicos. MLV/ALH