Huambo - Sete casos positivos de VIH/Sida foram diagnosticados durante a feira de saúde realizada, esta quarta-feira, no mercado informal das Cacilhas, arredores da cidade do Huambo, pela direcção da Saúde no município do Huambo.
A informação foi prestada à ANGOP, pelo director da Saúde no município do Huambo, Miguel Balaca, ao salientar que os casos positivos resultaram de 325 testes realizados, principalmente, em gestantes que ocorreram voluntariamente ao evento sanitário.
Disse que a iniciativa, que visou promover a saúde preventiva, aconselhar e informar a população sobre a importância do teste voluntário, formas de prevenção e tratamento, enquadrou-se nas comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Sida, assinalado no primeiro dia do mês em curso.
O responsável acrescentou que a feira serviu, igualmente, para divulgar a importância da campanha “Nascer Livre para Bilhar”, uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que consiste na prevenção da transmissão vertical da mãe para o bebé.
Lembrou que o município do Huambo tem uma taxa de prevalência de 1, 9 por cento, facto que obriga as autoridades sanitárias a reforçar as acções de sensibilização e prevenção do VIh/Sida.
Por isso, adiantou que feiras do género serão realizadas ao longo deste mês, principalmente, nos mercados informais, pátios de templos religiosos e nas comunidades rurais, para que a população tenha conhecimento do seu estado serológico.
O evento ficou marcado com a distribuição gratuita de fármacos para gestantes, preservativos e boletins informativos.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes em 433 bairros, distribuídos em três comunas, Calima, Chipipa e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji, Xavier Samacau e Vilinga). MLV/ALH