Malanje- Dois e 601 pacientes foram atendidos gratuitamente quinta-feira (29) e hoje, sexta-feira, em consultas de medicina geral, rastreios de hipertensão, entre outras patologias, durante a feira da saúde do município de Calandula.
Deste número, destaca-se 905 consultas de planeamento familiar, 687 de medicina geral, 89 exames de ginecologia, 90 de urologia, 50 testes de Hiv/Sida, 75 de optometria, 34 de estomatologia, 269 vacinas diversas, entre outros.
A informação foi dada à ANGOP, pela directora municipal de saúde de Calandula, Teresa Ginga, realçando que a par da assistência sanitária, o evento culminou igualmente com a distribuição gratuita de medicamentos aos pacientes necessitados.
Disse que a iniciativa visou acudir o défice que a população enfrenta, sobretudo no que toca a aquisição de medicamentos.
Promovida pela Direcção local de saúde, a feira enquadrou-se nas comemorações dos 95 anos do município de Calandula, a assinalar-se a 2 de Setembro e contou com o envolvimento de 36 técnicos, entre enfermeiros e médicos de diversas especialidades.
Enquanto isso, a Administração Municipal procedeu a entrega de um lote de bens alimentares diversos ao Lar das Irmãs Mercedárias da Missão Católica de Calandula, com vista a minimizar as necessidades das crianças internadas.
A jornada comemorativa do 95º aniversário de Calandula encerra a 7 do próximo mês e reserva ainda a realização de um fórum de oportunidades de investimentos de Calandula, uma feira agrícola do produtor da comuna do Cota e actividades culturais.NC/PBC