Malanje- Mil 139 pessoas entre crianças, jovens e adultos da comuna do Quinge, município de Calandula, foram atendidas em consultas grátis, durante uma feira de saúde, promovida quarta-feira, pela operadora de telefonia móvel Unitel em parceria com o governo provincial de Malanje.
A coordenadora da UNITEL para a Área Social, Rutra Araújo, disse que a feira enquadrada no âmbito da responsabilidade social da operadora, visa minimizar as necessidades da população, através da disponibilização de consultas gratuitas em clínica geral, pediatria, ginecologia, consultas pré-natal e cardiologia.
As patologias mais detectadas durante a feira foram a malária com 505 casos positivos, febre tifóide e hipertensão arterial.
Fez saber que paralelamente à feira foram realizadas palestras com o objectivo de informar a população sobre a hipertensão arterial, consequências e medidas de prevenção da malária, prevenção e gestão do HIV/SIDA, importância das consultas pré-natal e o benefício do planeamento familiar e má nutrição.
Na ocasião, o administrador municipal de Calandula, Mateus Vunje, enalteceu a iniciativa da Unitel em promover acções do género que visam ajudar a população.
Desde 2015, a Unitel promove feiras de saúde, tendo realizado até ao momento 74 feiras em 18 províncias do país que beneficiaram cerca de cem mil pessoas.RM/PBC