Luena – Trezentos e 71 pacientes receberam assistência médica gratuita durante uma Feira da Saúde promovida pelo Hospital Geral do Moxico (HGM), no âmbito das comemorações do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde.
A feira, que durou seis horas, prestou assistência médica e medicamentosa à pacientes nas áreas de pediatria, medicina, otorrino, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria e neurocirurgia.
Em declarações à ANGOP, o director do Hospital Geral do Moxico, Tiago Mário, disse que a feira permitiu identificar e tratar patologias crónicas transmissíveis e não transmissíveis mais frequentes, com realce as diabetes, hipertensão arterial, hepatites e HIV/Sida.
Acrescentou que o evento serviu ainda para medir “o que temos para posterior fazer o seguimento dos pacientes que foram diagnosticados com algumas dessas patologias”.
Numa mensagem lida na cerimónia, a psicóloga clínica Hilda Uquete defendeu a necessidade de se consolidar o atendimento humanizado e personalizado nas unidades hospitalares, de modo a proporcionar uma assistência interactiva.
Outro desafio apontado é o de estender os serviços de saúde aos outros locais onde as crenças pela medicina não são as mesmas que as da medicina legal, mas as dificuldades se assemelham.
O 25 de Setembro, Dia do Trabalhador de Saúde, homenageia o médico e nacionalista Américo Boavida, que participou activamente na luta de libertação nacional.
A data é também reservada à reflexão, com o sentimento direccionado para a dignidade, dedicação, profissionalismo, ética, orgulho, empenho, compromisso e solidariedade na prevenção e controlo de doenças no país.