Matala - Pais e encarregados de educação de crianças que beneficiaram de consultas e cirurgias gratuitas de maxilo-facial, no município da Matala, enalteceram os resultados e a iniciativa do Ministério da Saúde, através hospital “Josina Machel”, com a campanha “Facilita a Minha Vida”.
Por falta de condições financeiras, Judith de Jesus, disse que nunca conseguiu levar os dois filhos ao hospital de especialidade para corrigir os problemas de deformações nos maxilares, mas com a chegada da campanha, os menores foram operados e agradece as autoridades por pensarem nos mais desfavorecidos.
Floriana Cassinda, outra mãe, lembrou que depois de “tanta luta sem sucesso”, o seu filho de oito anos, que tinha problemas de deformações nos maxilares, foi operado gratuitamente e agradece a Deus e às autoridades governamentais, que deram uma oportunidade ao miúdo, deixando para o passado a discriminação que viveu durante muitos anos.
Já, o coordenador da equipa da campanha a nível do Hospital Geral da Matala, Paulo Mateus Kambinda, informou que foram feitas 19 cirurgias, algumas das quais com alto grau de complexidade, mas os trabalhos decorreram num “bom ritmo” e os pacientes recuperaram satisfatoriamente.
Ao todo 31 pacientes fizeram consultas de especialidade e 19 foram operados. Na Huíla a campanha abrenge Matala e Caluquembe. MS