Huambo – A direcção da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) doou, esta quinta-feira, fármacos diversos ao centro de saúde da Chiva, localizado na periferia da cidade do Huambo, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
Do donativo, resultante de uma parceria entre os estudantes e funcionários da instituição académica consta, igualmente, hemoglobinômetro e outros meios hospitalares gastáveis.
Em declarações à imprensa, o decano da Faculdade de Medicina, Daniel Capingana, informou que a acção filantrópica visou aproximar a instituição de ensino superior à comunidade da Chiva e, ao mesmo tempo, encorajar a humanização no atendimento médico/medicamentoso.
Lembrou que, para além da investigação científica, com foco no bem-estar social e desenvolvimento das comunidades, a instituição está empenhada na humanização dos serviços de saúde.
Por isso, disse que estão a desenvolver acções do género para permitir, também, que os estudantes tenham contacto, desde cedo, com as instituições de saúde e os doentes.
Por seu turno, o responsável do Centro de Saúde da Chiva, Vieira Samba, disse que iniciativa da Faculdade de Medicina reflecte o espírito de solidariedade, humanitário e de amor ao próximo, que deve ser seguido pelas outras instituições públicas/privadas.
Disse que os meios ajudarão a melhorar a assistência médica/ medicamentosa da unidade sanitária, que assiste utentes de várias localidades do município do Huambo.
Em funcionamento na província do Huambo, desde 2008, a Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos conta 350 estudantes. Já formou, até ao momento, 547 médicos em funcionamento em várias instituições sanitárias do país. MLV/ALH