Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo define programa de vacinação contra a Covid-19

     Saúde              
  • Luanda • Terça, 02 Março de 2021 | 15h03

Luanda – O processo de vacinação contra a Covid-19 em Angola vai abranger, numa primeira fase, as províncias de Luanda, Benguela e Cabinda, anunciou, nesta terça-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Angola recebeu 624 mil doses de vacinas contra a Covid-19 vacina de origem indiana Astrazeneca, no âmbito da acção da Covax, tornando-se no terceiro país africano a receber as vacinas Astrazeneca, depois do Gana e da Cote D'Ivoire.

O plano de vacinação, de acordo com a ministra que falava à imprensa após a recepção do primeiro lote da iniciativa Covax, prevê, numa primeira fase, os doentes com comorbilidades, professores, profissionais de saúde, idosos e outros que estão expostos constantemente ao risco de contágio.  

Angola prevê vacinar 53 por cento da população contra a Covid-19, num total de 16,4 milhões de pessoas, em duas fases.

O Governo angolano está a trabalhar com a iniciativa Covax, formada pela Aliança Global para Vacinas e Imunização, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Coligação de Inovações na Preparação para as Epidemias (CEPI), a fim de garantir que o país tenha acesso às vacinas.

No quadro do combate e prevenção contra a Covid-19, o governo angolano desembolsou trinta e dois mil milhões de kwanzas. 

O país obteve, igualmente, o apoio das agências das Nações Unidas, avaliado em 6.2 milhões de dólares em reagentes e material de biossegurança.

Cadeia de Frio

A ministra Sílvia Lutucuta procedeu também a inauguração da cadeia de frio para o acondicionamento das vacinas, localizado na Central de Compra e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola (CECOMA).

A infra-estrutura tem capacidade para acondicionar 74 milhões de vacinas.

Sílvia Lutucuta avançou que para além desta primeira remessa no âmbito da Iniciativa Covax, o país espera receber outras adquiridas por fundos próprios.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+