Saurimo – O governador em exercício da província da Lunda-Sul, Mendes Gaspar, afirmou hoje, na cidade de Saurimo, que o Executivo vai continuar a criar condições técnicas e humanas para dignificar os técnicos de saúde e sensibilizar mais pessoas para as doações de sangue.
Segundo o governante, pretende-se, com a mobilização de doadores de sangue, salvaguardar o maior número possível de vidas humanas nas unidades hospitalares.
O responsável falou no seminário regional Leste de Hemoterapia, que agrega especialistas das províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte, Moxico e Malange.
Na ocasião, Mendes Gaspar afirmou que doar sangue deve ser um dever de todo cidadão, por contribuir para salvar vidas humanas.
Por seu turno, a directora-geral do Instituto Nacional de Sangue (INS), Deodete Machado, considerou imperioso o envolvimento da sociedade em acções de doação de sangue.
Disse que se observa, actualmente, um índice crescente de anemias, em virtude da carência ou falta de sangue nas unidades hospitalares.
Sublinhou que o INS controla mais de 20 mil doadores voluntários no país, número insuficiente tendo em conta a procura de sangue nas unidades hospitalares, com serviços de cirurgia, ortopedia, entre outros.
O seminário tem a duração de dois dias e aborda, entre outros, temas como a gestão em hemoterapia, importância da valorização e fidelidade de doadores, doador voluntário de sangue para garantia de segurança e normas de transfusão. JW/OHA