Menongue - Mais de 100 estudantes afectos ao Instituto Técnico de Saúde de Menongue, província do Cuando Cubango, foram esclarecidos sobre as causas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com destaque ao HIV/Sida.
Trata-se de estudantes dos cursos de Enfermagem, Análises Clínicas, Farmácia e Fisioterapia, que foram sensibilizados, durante uma palestra promovida pelo Gabinete Provincial de Saúde, no âmbito das celebrações do 1 de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA.
Durante a palestra, realizada quarta-feira, os formandos foram munidos de matérias sobre as formas de transmissão, prevenção e tratamento da doença, visando habilitá-los, cada vez mais, contra a pandemia e permitir que possam disseminar informações sobre a doença.
Foram informados sobre as principais formas de prevenção, como o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais, abstinência, a não partilha de agulhas e seringas não esterilizados, a importância do pré-natal com exames regulares durante a gestação, entre outros métodos.
Na ocasião, a estudante do 2º ano do curso de Enfermagem, Teresa Itumba, de 18 anos, disse estar pronta para melhor prevenir-se contra a sida e outras doenças sexualmente transmissíveis, para quem é importante que se tenha conhecimento sobre a doença, dada a sua perigosidade.
Já o estudante Dalton Evaristo, de 21 anos de idade, do mesmo curso, referiu que a palestra foi oportuna e recomendou que acções do género devem ser transmitidas de forma contínua no seio da juventude, no sentido de se obter resultados positivos no seu combate.
Em declarações à imprensa, no final da actividade, a chefe de departamento do gabinete provincial de saúde pública no Cuando Cubango, Cristina Luísa, assegurou ter notado que, depois da palestra, os estudantes ficaram muito bem munidos de conhecimentos sobre a prevenção, transmissão e tratamento da sida.
Defendeu a necessidade de se desfazer alguns mitos relacionados à sida e mostrar às pessoas que é uma doença séria que afecta todo o mundo, daí ser necessário disseminar informações sobre sua forma de prevenção, em todas as comunidades.
Sem avançar dados, referiu que a intenção das autoridades sanitárias da província é reduzir o índice de prevalência da doença, através de realizações de palestras, campanhas de sensibilização sobre a prevenção do HIV/Sida e outras endemias nas comunidades, bem como a distribuição de preservativos aos munícipes.
Apelou a população à adesão de testagem voluntária, empatia com as pessoas que vivem com a patologia e a estarem sempre na linha da frente para a sensibilização do combate contra a doença, sem descuidar a necessidade de conhecerem sempre o estado serológico, para sua prevenção. LMZ/ALK/FF/PLB