Luanda – O quadro clínico do presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, é estável, após ter sofrido uma queda súbita, quando procedia o elogio fúnebre do ex-Presidente da República, ocorrido este domingo, em Luanda.
A garantia é da directora clínica da Clínica Girassol, Edna Cunha, tendo explicado que o paciente entrou nesta unidade hospitalar com o estado de saúde sem qualquer alteração neurológica e sinais vitais estáveis.
Em declarações à imprensa, a médica referiu que, até ao momento, os exames feitos ao paciente não apontam nenhuma lesão estrutural cardíaca ou neurológica, mas a investigação vai prosseguir com exames mais exaustivos, para detectar eventuais problemas de saúde.
Segundo a directora clínica, João de Deus teve um quadro de mau estar súbito e fraqueza, com queda ao solo e perda de consciência, no momento em que procedia o elegio fúnebre do ex-Presidente da República.
Avançou que o passo subsequente é observar o paciente durante 24 ou 48 horas, assim como fazer um monitoramento contínuo do seu ritmo cardiaco e actividade do coração, tendo em conta a queda que teve.
Com 65 anos de idade, o presidente da FESA desmaiou quando lia o elogio fúnebre do seu patrono, perante diversas personalidades que assistiam ao funeral de José Eduardo dos Santos, na Praça da República, em Luanda.