Ndalatando – O aleitamento materno desempenha um papel importante no desenvolvimento psico-motor da criança ressaltou hoje a supervisora do programa de Nutrição do Cuanza-Norte, Maria Manuel.
Falando à imprensa, a propósito da semana mundial do aleitamento materno, que decorre de 01 a 07 de Agosto, indicou que o leite materno é o melhor alimento para a criança.
Além de fácil digestão, explicou, melhora o crescimento e protege a criança contra doenças.
Recomendou, por outro lado, uma alimentação equilibrada para os petizes, com suplementos naturais, à base de produtos locais, por serem fontes de nutrientes, como vitaminas, proteínas e minerais, para evitar a desnutrição.
Apontou a batata-doce, o inhame, abóbora, mandioca e os frutos como essenciais para alimentação das crianças.
Sem avançar números, referiu que a província regista muitos casos de má nutrição em crianças menores de cinco anos, uma situação que está a preocupar as autoridades sanitárias na circunscrição.
“No dia-a-dia os casos de desnutrição têm sido recorrentes. Tem muitos casos de crianças desnutridas e muitas delas morrem por causa desta situação”, frisou.
Maria Manuel apontou o emagrecimento acentuado, coloração do cabelo e a obesidade entre os principais sintomas da desnutrição.
A responsável desaconselhou alguns hábitos culturais de muitas famílias que criam animais e aves para vender ao invés de consumirem a carne.
Referiu que a carne é uma importante fonte de proteína animal, indispensável à nutrição.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como foco a importância da amamentação para garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar.
A data foi instituída em 1990, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno. EFM/DS/YD