Madrid (Dos enviados especiais) - A Espanha reiterou, nesta terça-feira, o compromisso com a distribuição de vacinas, tendo em vista levar a imunização a todos os países do mundo.
Essa posição do Governo espanhol foi expressa, em Madrid, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Albares, na abertura da Conferência sobre o Impacto Global da Vacinação.
Na inauguração da Conferência, em que participará o Presidente angolano, João Lourenço, o ministro José Albares afirmou que a realização do evento é uma nova oportunidade para a Espanha demonstrar o seu compromisso com a Gavi (Aliança para as Vacinas).
José Albares explicou, no seu discurso, que o seu país disponibilizou 230 milhões de euros para os próximos três anos, a fim de apoiar a imunização em países de baixa renda.
Nesses países, adiantou, residem dois terços das pessoas em situação de pobreza. A ideia é contribuir para a prevenção e erradicação de pandemias nesses Estados.
Notou que o Governo espanhol assumiu, nos últimos anos, um compromisso com a COVAX que resultou na canalização de 70 milhões de euros, convertido em doses de vacinas.
Sublinhou o facto de a Espanha ser um actor importante na saúde global e um dos principais sócios da Gavi.
"Contribuímos com financiamento e estamos comprometidos em doar mais de 300 milhões de euros", disse José Albares, para quem a saúde global é uma prioridade para alcançar o desenvolvimento humano.
A Conferência sobre o impacto global da vacinação está a analisar os avanços da Aliança, a fim de garantir o acesso da população de 57 países de baixa renda a vacinas.
Esta Conferência, que tem uma periodicidade quinquenal e que na sua edição de 2023 é organizada pela primeira vez pelo Governo espanhol e pela GAVI, reúne-se de hoje até 15 de Junho.
Esta nova edição, que decorre em Madrid, reúne 17 ministros da Saúde, além de altos funcionários dos países parceiros da GAVI.
No total, cerca de 300 participantes marcam presença na conferência, representando Governo, sociedade civil, sector privado, parceiros da Aliança para as Vacinas, e outras partes interessadas na saúde global. FMA/AL