Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou o espírito de abnegação e resiliência dos médicos no cumprimento da missão de salvar vidas humanas, em alinhamento ao juramento de Hipócrates.
Em mensagem por ocasião do 26 de Janeiro, “Dia do Médico”, assinalado esta sexta-feira, a governante refere que, não obstante as limitações próprias do actual contexto, verificam-se avanços substanciais nos serviços de saúde.
Segundo a ministra, o espírito de abnegação e resiliência tem norteado as reconhecidas competências técnicas e profissionais, com código de valores, relacionando-se com o utente das unidades sanitárias, não apenas no respeitante à doença, mas fazendo de cada caso clínico um procedimento humanizado.
Manifestou o reconhecimento do Executivo angolano e do povo angolano dos sacrifícios consentidos pelos médicos.
Disse que, nos últimos cinco anos, o número de profissionais do Serviço Nacional de Saúde cresceu a todos os níveis, e referiu-se ao projecto de formação de 38 mil profissionais de saúde das diferentes carreiras dos regimes especial e geral.
Realçou que o investimento em infra-estruturas e em capital humano só terá os frutos almejados junto das populações se os profissionais de saúde, sobretudo os médicos, continuarem na senda do compromisso incondicional com a ética e deontologia médicas.
Este compromisso vai resultar num atendimento tecnicamente competente, compassivo e humanamente solidário, de acordo com Sílvia Lutucuta. EVC/OHA