Luanda – Os Bancos de Leite Humano desempenham uma função estratégica nas políticas públicas da primeira infância, desde a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno, disse esta terça-feira, em Luanda, o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal.
Falando no primeiro congresso de Banco de Leite Humano da CPLP, o diplomata referiu que o leite humano é um direito compartilhado entre as mulheres e crianças no marco da interculturalidade de cada país.
Na ocasião, o responsável anunciou a criação do programa de certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano.
Explicou que a Certificação FIOCRUZ é uma inovação de serviços de Bancos de Leite Humano e representa uma elevação dos paradigmas de funcionamento da Rede brasileira.
“Essa é uma nova frente de colaboração com a CPLP, uma estratégica inter-unidade da Fiocruz para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano”, realçou.
Segundo o responsável, essa cooperação constitui não somente uma acção estratégica para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados directamente à saúde, mas também um reforço para a segurança alimentar e para a redução de todas as formas de desnutrição.
Frisou que o novo marco de actuação para os BLHs direcciona-os para os compromissos estabelecidos na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na área da saúde.
Informou que dado o pioneirismo e qualidade do trabalho que tem sido desenvolvido, o Brasil propôs que Cabo Verde seja o primeiro Estado membro da comunidade a iniciar a implantação do Programa de Certificação.
Adiantou ser uma grande conquista de Angola, Brasil e de toda a CPLP a realização desse congresso.
Para si trata-se de oportunidade única para a troca de experiências sobre bancos de leite humano e para que outros países possam conhecer a experiência.
O diplomata fez saber que as experiências brasileiras partilhadas no exterior, por meio de projectos de cooperação técnica internacional, têm contribuído para identificar problemas e construir soluções inovadoras comuns entre o Brasil e os países parceiros, com o apoio de organismos internacionais.
O Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano celebra-se a 19 de Maio.
Actualmente, a cooperação técnica internacional em bancos de leite humano, praticada pela ABC e a Fiocruz, reúne Argentina, Angola, Belize, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O leite materno é um determinante para a saúde do ser humano com reflexos por toda a vida, além de nutrir a criança nos primeiros dias e meses após o nascimento, diminuindo os riscos da ocorrência de doenças infecto-contagiosas e prevenindo a desnutrição em suas diferentes formas.
Além disso, favorece o desenvolvimento cognitivo e reduz a incidência de doenças crónicas na vida adulta. EVC/OHA