Ondjiva – Efectivos dos diferentes órgãos da Delegação do Ministério do Interior (MININT) do Cunene esclarecidos, sexta-feira, sobre os sintomas e métodos de prevenção do cancro da próstata.
Os esclarecimentos a volta da doença aconteceram durante uma palestra subordinada ao tema ”Prevenção do Cancro da Próstata”, numa promoção da Organização da Mulher Angolana (OMA), no quadro da campanha “Novembro Azul".
Ao dissertar o tema, o médico clínico geral, Amaro Wakussanga, destacou a importância da palestra no sentido de despertar os efectivos a necessidade da realização do exame do câncer da próstata que é uma glândula do sistema reprodutor masculino com a função de produzir e armazenar um líquido que compõe o sémen.
Explicou que a próstata acomete homens com idades entre 45 a 50 anos. Localiza-se na região pélvica abaixo da bexiga, sendo que o exame baseia-se no toque rectal que permite palpar as partes posterior e lateral da próstata, biópsia, PSA e a urina.
Afirmou que a maior parte dos homens sentem receio do exame da doença, mais é necessário realizar uma vez por ano, para prevenir e evitar que a mesma chegue num estado mais critico ao ponto do paciente não ter possibilidades de cura.
O médico apontou que os sintomas estão ligados a dificuldades em iniciar ou parar o fluxo de urina, incapacidade de erecção e sangue na urina, entre outras que devem ser evitadas com uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.
Amaro Wakussanga fez saber que na fase inicial, a próstata não apresenta sintomas, geralmente é diagnosticada após um teste de PSA, caso os níveis sejam altos podem indicar câncer, mas também doenças benignas da enfermidade.
Por seu turno, o director dos Serviços de Migração e Estrangeiro no Cunene, subcomissário de emigração Afonso Katenguele, enalteceu a iniciativa da OMA, por trazer esta abordagem que ajudou na compreensão dos efectivos em relação a importância da prevenção da doença.
Apelou a todos efectivos com idades entre 45 a 50 anos a não terem receio de procurarem as unidades sanitárias para o diagnóstico precoce, porque é mais fácil prevenir do que curar.
Por seu turno, a secretária provincial da OMA no Cunene, Vivência de Brito, precisou que a campanha visa a chamada de atenção e consciencialização do público masculino sobre a necessidade da prevenção da enfermidade.
O Novembro Azul é uma campanha de consciencialização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.
A campanha visa saudar o 17 de Novembro, Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, que teve origem em 2003 na Áustria, com objectivo de chamar atenção para a divulgação, prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que afligem a população masculina.PEM/LHE/SEC