Lubango - Uma doença ainda por identificar matou 36 crianças da aldeia de Caculuvar, município da Chibia, na província da Huíla, desde o início deste mês.
A informação foi dada à imprensa pelo soba-grande da região, Armando Fernando Cavange, que disse que a doença se manifesta com inflamação na barriga, fortes dores, vómitos com secreções de cor preta e vestígios de sangue, assim como espuma na boca.
Afirmou que os pacientes estão a ser encaminhados ao centro médico local, mas a maior parte chega em estado terminal e outros ainda conhecem óbito mesmo em casa.
Explicou que há dois dias três netos seus foram evacuados para o hospital municipal da Chibia, onde faleceram, sendo que um deles perdeu a vida enquanto lhe era administrado o soro fisiológico. Os demais pereceram na segunda-feira.
Disse que embora a doença vitime fatalmente mais as crianças, também atinge alguns adultos, mas sem mortes, por enquanto.
“A situação é preocupante, pois numa única residência pode afectar todos os membros, por isso, estamos com medo e não sabemos o que fazer, pelo que pedimos que as equipas da saúde se desloquem a esta localidade para acudir as demais pessoas afectadas, pois é muita gente e o hospital está abarrotado”, alertou.
Sobre o assunto, o director municipal da Saúde, Benjamim Hilifavali, informou que a situação é do domínio das autoridades sanitárias, que já deslocaram uma equipa de vigilância epidemiológica para aferir o que se está a passar.
Os técnicos, segundo a fonte, estão a colher amostras biológicas que devem ser analisadas em laboratórios, para se saber, efectivamente, que agente viral está a provocar a doença.
Potencial zona de exploração de granito negro, a aldeia de Caculuvar situa-se na localidade de Lufinda, a mais de 70 quilómetros da sede da Chibia, localizada a 45 quilómetros do Lubango, capital da província da Huíla. BP/MS