Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Diagnóstico precoce do Cancro da Mama ajuda em até 90 por cento da cura 

     Saúde              
  • Luanda • Sábado, 19 Outubro de 2024 | 02h36
Dístico do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer da mama
Dístico do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer da mama
Divulgação

Luanda - O director do Hospital do Prenda, Tomas Cassinda, disse, esta sexta-feira, em Luanda, que o diagnóstico precoce dos vários tipos de cancros da mama aumenta as chances de cura em até 90 por cento da doença.

O responsável falava durante a abertura da campanha massiva de consultas no referido hospital, no âmbito do "Outubro Rosa", destinado às mulheres, para diagnóstico e despiste do câncer da supracitada doença.

"O diagnóstico precoce do cancro da mama, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, é fundamental na medida que o mesmo aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e, em consequência, possibilitar um melhor prognóstico da doença", sustentou.

Tomas Cassinda disse que, para além de diminuir a mortalidade, o diagnóstico precoce poderá, nalguns casos, evitar cirurgias mutilantes como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia.

“O diagnóstico precoce pode salvar vidas e o auto-exame e mamografia estão entre os aliados para o descarte ou não desta doença", salientou o médico, referindo que a humanização em saúde nunca deve ser negligenciada.

De acordo com o responsável, lidar com o Cancro da Mama é um desafio emocional, físico e psicológico, que carece da compreensão e amor das pessoas à sua volta, para encarar a doença da melhor forma possível .

Conforme Tomás Cassinda, cada paciente não é apenas um número ou um diagnóstico, mas sim um ser humano com esperança e expectativas que precisam ser respeitadas, por isso, a empatia, o acolhimento e a compreensão são essenciais na relação entre profissionais de saúde e pacientes.

“Devemos sempre lembrar que, por detrás de cada diagnóstico, há uma história de vida, há uma mulher, uma mãe e uma filha”, frisou, propondo que se promova um ambiente de cuidado onde cada paciente se sinta à vontade para expressar suas preocupações, e as informações sejam claras e o apoio psicológico seja acessível.

Segundo o responsável, é fundamental que todos, enquanto profissionais de saúde, estejam preparados para ouvir e para apoiar,, oferecendo tratamento médico, carinho e respeito.

Pediu maior união na luta contra o Cancro da Mama, não apenas conscializando sobre a prevenção, mas também contribuindo para um atendimento mais humanizado com empatia, sendo objetivo dos profissionais salvar vidas, promover qualidade de vida, dignidade e esperança a cada paciente que acorrem às unidades sanitárias.

Realçou que o cancro da mama continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública que afecta milhões de mulheres e homens em todo o mundo, e que no hospital são diagnosticados 4 a 5 casos novos de cancro da mama e muitos desses já chegam em estádio muito avançado .

“Normalmente, esses pacientes detectados chegam ao hospital em consulta de rotina. E quando são examinados notamos que têm algo anormal daí alertamos que é preciso continuar a estudar o caso e depois disso chegamos ao diagnostico definitivo, e em todos os casos com diagnóstico precoce o resultado é favorável “ referiu.

Fez saber que, logo após ao diagnóstico, o paciente é atendido por um psicólogo e encaminhado para ao Centro Nacional de Oncologia.

Sobre a doença 

O Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Entre os sinais de alerta para o cancro consta a modificação da cor, dimensão ou ulceração de verruga ou sinal, alteração dos hábitos intestinais e urinários, rouquidão ou tosse persistente, dificuldade em engolir ou má digestão permanente.

Fazem ainda parte deste leque, feridas que não cicatrizam, hemorragia ou corrimento anormal pelos orifícios naturais. As causas sãos Obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo (não fazer exercícios, consumo de bebida alcoólica e a exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Por outra, a vice-presidente da Associação "Semana Rosa Angola", disse que a instituição é filantrópica e visa apoiar as mulheres num instituto anconlógico, e que no momento estão a ser acompanhadas 50 mulheres na luta contra o cancro da mama, provenientes de diversas províncias de Angola.

“Nós apoiamos não só pessoas com o cranco, mas também com outras enfermidade", reportou o responsável, adiantando que têm se deparado com algumas dificuldades. Na ocasião, refutou o facto de o Instituto Nacional de Tratamento do Cancro ser único. 

"Aproveito a ocasião para pedir maior divulgação da doença, uma vez que muitos pacientes, com cancro, serem abandonados pelas famílias devido o desconhecimento da doença. E, às vezes, são associados ao misticismo e à informação correcta sobre a enfermidade que ainda não chega a toda população.

Esclareceu que a Associação Semana Rosa vem dando apoio psicológico a essas mulheres, e que para minimizar criou uma casa de apoio, estando de momento a apoiar na Casa de Passagem, dez mulheres com Cestas Básicas e consultas de psicologia, entre outras coisas “

 

Durante o encontro, teve também pessoas que conseguiram vencer o cancro da mama, como foi o caso do senhor Ângelo dos Reis, que, sofreu uma cirurgia, por causa de um cancro da mama, e posteriormente evacuado para para o exterior onde deu continuidade do tratamento”

"Ângelo dos Reis mentalizou que o primeiro passo é aceitar a doença, porque o diagnóstico é um período muito difícil, e que ocorreu na estrutura familiar e sociedade,aproveitando esclarecer que o Cancro da Mama não é só para mulheres, mas também uma realidade para os homens.

ECC/MDS 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+