Menongue – A população do Cuando Cubango saiu às ruas em solidariedade às vítimas do HIV/Sida, no âmbito do Dia Mundial da Luta contra a SIDA, a assinalar-se, no domingo, dia 1 de Dezembro.
Participaram na marcha distintas individualidades e membros da sociedade civil.
No final do acto, a supervisora provincial da luta contra SIDA, Maria de Fátima, informou que sete mil e 912 casos de HIV/SIDA foram diagnosticados desde 2022 a data presente, em diferentes unidades sanitárias da província do Cuando Cubango, num total de 117 mil e 31 testes realizados.
Dos casos positivos, mil e 72 são grávidas.
Realce ainda que, na maioria dos casos positivos, estão jovens com idades compreendidas entre os 15 e 25 anos, com maior incidência nos municípios de Menongue, capital da província, Calai e Cuangar.
O Cuando Cubango conta com mais de 50 centros de aconselhamento e testagem voluntária, onde colaboram 30 mulheres infectadas, para incentivar as pessoas ao teste voluntário.
Maria de Fátima assegurou a existência de anti-rectrovirais em todas as unidades sanitárias a nível desta província, para acudir os pacientes com o vírus do SIDA. LMZ/FF/PLB