Lubango - A província da Huíla diagnosticou, neste sábado, o segundo caso de cólera, a um paciente de 27 anos de idade, com vínculo epidemiológico em Luanda.
Trata-se de um cobrador de um mini-autocarro que veio para fazer as suas actividades comerciais no Lubango, teve início de sintoma às 16 horas, de sexta-feira e deu entrada no hospital municipal do Lubango “Olga Chaves”, segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde, Paulo Luvangamo.
Ao dar o ponto de situação da doença na Huíla, hoje, domingo, o responsável afirmou tratar-se de um paciente com quatro contactos já identificados e foi transferido para o centro de tratamento da Eywa, cuja situação é estável, assim como a primeira paciente identificada no município do Hoque.
Fez saber que o primeiro caso tem três contactos identificados e o segundo, quatro, todos já abordados e estão em vigilância epidemiológica para garantir que não circulem e evitar-se a disseminação da doença, pese embora até ao momento não tiveram sintomas.
Quanto a dificuldade de camas adequadas para tratamento dos casos, a fonte avançou já ter sido superada, tanto na Eywa, como no Toco e está-se a reforçar as acções de sensibilização nas comunidades, principalmente nas zonas onde foram identificados os casos para mitigar o aumento de pacientes com a doença. EM/MS