Ndalatando – Quinze casos de conjuntivite hemorrágica foram notificados pelos serviços de saúde na província do Cuanza-Norte, desde a semana passada, informou hoje, segunda-feira, o responsável do Departamento Provincial de Saúde Pública, Francisco Manuel.
Os casos foram confirmados pelas unidades de saúde dos municípios do Cazengo (10 casos), Banga (dois) e Bolongongo (três).
Francisco Manuel informou que, para além destes pacientes, as equipas de vigilância notificaram outros casos em alguns bairros e escolas.
Disse que muitos cidadãos afectados não recorrem as unidades sanitárias, dificultando o controlo e registo da doença.
Para o médico, esta situação “é preocupante”, pelo que os cidadãos devem adoptar medidas de prevenção, entre as quais a lavagem constante das mãos com água e sabão, evitar abraços, aglomerados e a partilha de objectos, como toalhas, banheiras e telemóveis.
Esclareceu que todo o objecto que passa pela mão de uma pessoa já infectada pode levar a propagação da doença.
Aconselhou as pessoas a dirigirem-se aos serviços de saúde nos primeiros sinais da doença, para evitar o agravamento.
A conjuntivite hemorrágica é uma doença viral que afecta e inflama a conjuntiva dos olhos. Tem como sintomas vermelhidão nos oculares e nas conjuntivas, conceira e lacrimejo nos olhos, assim como uma sensação de areia nos olhos, desconforto, inchaço e dor ocular.
O médico desaconselhou o tratamento caseiro, esclarecendo que a conjuntivite hemorrágica viral difere da bacteriana. IMA/OHA