Ndalatando- Seiscentos e 24 novos casos de VIH/Sida, com 30 óbitos, foram registados em 2024, na província do Cuanza Norte, pelo Departamento Provincial de Controlo e Luta contra a doença.
Deste número, 432 são mulheres, das quais 70 gestantes e 192 são homens e crianças.
De acordo com dados da instituição, a que à ANGOP teve acesso, comparativamente ao ano 2023, houve um aumento de 21 casos e redução de três óbitos.
A fonte realça que no período em balanço, realizou-se 42 mil testes, mais mil em comparação com o ano anterior, com maior incidência para pacientes dos 20 aos 49 anos de idade.
Igualmente, 577 pacientes estão em tratamento com anti-rectrovirais, enquanto 38 abandonaram a terapia.
No âmbito da prevenção e combate ao VIH/Sida, as autoridades sanitárias da província, em parceira com algumas organizações da sociedade civil, promoveram ao longo do ano transacto, várias campanhas de sensibilização sobre os riscos, consequências e métodos profiláticos da doença, bem como distribuíram preservativos e boletins informativos.
Situada na região Centro-Norte de Angola e a 190 quilómetros a Leste de Luanda (capital do país), a província do Cuanza Norte conta com centros de testagem voluntária e acompanhamento de pacientes vivendo com VIH/SIDA, em 10 dos 17 municípios. LJ/IMA/NC