Menongue - Dezassete mil e 669 casos de má nutrição foram registados em 2021, na província do Cuando Cubango, contra oito mil e 285 de 2020, que resultaram em 144 óbitos.
Destes casos, sete mil e 672 foram curadas, mil e 230 abandonaram o tratamento.
Em 2020, foram registados 119 óbitos.
A informação foi avançada esta quinta-feira, em Menongue, pelo supervisor provincial do programa de nutrição, Inácio Manuel Cativa, tendo explicado que o aumento deve-se ao facto dos serviços terem sido extensivos a outras unidades sanitárias nos municípios.
Informou que a situação da má nutrição aguda e severa no Cuando Cubango é preocupante, sobretudo a crianças menores de cinco anos, facto que exigiu o sector da saúde, em 2021, criar uma cozinha comunitária.
Diariamente, conforme o responsável, são atendidas entre 350 a 450 crianças que lhes são dadas papas, o que tem permitido a sua rápida recuperação.
A papa é feita a base de farinha de milho, de soja, óleo vegetal e açúcar.
As crianças, entre internadas e as que fazem tratamento ambulatório, alimentam-se ainda de leite terapêutico, bem como outros produtos adicionais.
São apontadas como principais causas da desnutrição a carência de boa alimentação, o desmame precoce, doenças diarréicas agudas e malária.