Luanda - O dever de utilização de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório a partir de hoje, segunda-feira, no país, mantendo-se a sua obrigatoriedade em locais públicos e fechados.
A orientação consta das novas medidas de prevenção e combate a Covid-19 do Executivo angolano que declarou, sábado, o fim da Situação de Calamidade Pública em todo o território nacional, dando lugar a Gestão Administrativa da Pandemia.
As novas medidas, anunciadas pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, mantêm o estado de alerta das autoridades sanitárias, que devem manter o controlo e a vigilância sanitária.
Para o especialista em Saúde Pública, Jeremias Agostinho, em declarações à RNA, o novo estado de Gestão Administrativa da Pandemia não significa que a doença acabou, pelo contrário aumenta a responsabilidade para a necessidade de manter as medidas de biossegurança.
Lembrou que para se conservar a situação, rumo a um novo normal, com vista a melhorar a situação social e económica, é necessário que a população continue a observar todas as medidas de prevenção, no sentido de se evitar que o número de casos aumente e que o governo seja obrigado a regressar a uma situação de calamidade ou pior.