Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu, esta segunda-feira, em Luanda, que o pagamento dos subsídios aos profissionais da "linha da frente", durante a pandemia da Covid-19, vai continuar, em breve.
A informação foi prestada à imprensa pela governante no final de uma reunião com o Sindicato dos Enfermeiros, Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e os ministérios das Finanças e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Explicou que os beneficiados dos subsídios serão os técnicos que trabalharam nos Postos de Vacinação, Centros de Tratamento da Covid-19 e nas Equipas de Respostas Rápidas.
“Queremos tranquilizar os nossos profissionais que a situação será regularizada”, alertando aos profissionais que receberam os subsídios indevidamente vão ter que restituí-lo.
É um trabalho profundo e aturado, disse, pois muita gente, para além daqueles da lista do sindicato, foram encontradas outras irregularidades pelo IGAE e todo trabalho tem que ser feito para haver justiça.
Durante a reunião, além do pagamento dos subsídios da Covid-19, foram igualmente tratados outros assuntos, com destaque ao incremento do salário de base dos técnicos médios de Saúde, actualizações e promoções.
A ministra avançou que foram estudadas várias alternativas de consenso que estão a ser avaliadas no contexto socioeconómico actual e que provavelmente não tenham respaldo neste Orçamento Geral do Estado.
“O Ministério das Finanças ficou de trazer, no próximo encontro, propostas concretas de regulamentação para uma análise em conjunto e encontrar uma solução para esta problemática”, frisou Sílvia Lutucuta. VIC