Menongue - O primeiro-secretário provincial da JMPLA no Cuando Cubango, Severino Sawanda Chimbolo, realçou, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, o compromisso da sua organização continuar a sensibilizar as populações sobre a importância das medidas de biossegurança e da vacinação contra a covid-19, salvaguardando o bem maior, que é vida.
Severino Sawanda Chimbolo, que falava neste sábado, no acto provincial de encerramento da jornada comemorativa dos 59 anos da JMPLA, assinalados a 23 de Novembro, instou os jovens a
serem rigorosos com as normas de biossegurança, sendo parte da luta contra a pandemia que não escolhe raça, cor ou estrato social.
“Precisamos nos mobilizar no seguimento das normas para o combate ao coronavírus”,
sublinhou, apelando aos jovens para a adesão aos postos de vacinação e ao cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo
Ministério da Saúde.
O quadro epidemiológico da província mostra que, desde Março de 2020 até a presente data, foram notificados 825 casos positivos, dos quais 44 óbitos, 762 recuperados e 19 activos, sendo que já foram vacinados perto de 100 mil cidadãos.
Noutra perspectiva da sua intervenção, o responsável defendeu à necessidade da adesão ao Balcão Único de Atendimento ao Publicity (BUAP) pela população maior de 18 anos de idade, para a realização do registo, como meio de estar habilitada a votar em 2022 e participar da grande festa democrática que são as eleições.
Por outra, partilhou com os jovens a orientação do presidente do partido, João Lourenço, sobre a necessidade de fazer um aproveitamento mais sábio do potencial das tecnologias de informação e comunicação, para a melhoria qualitativa do trabalho político-partidário e realizar campanhas de educação cívica, que visam contribuir para a humanização da sociedade.
Segundo o dirigente político, a camada juvenil do MPLA não pode continuar parada como se não existissem ataques aos militantes e dirigentes nas redes sociais, defendendo a necessidade de se contrapôr com verdade, em prol da harmonia social e do interesse colectivo.
Conforme o político, o país tem rumo e tem crescido a cada dia que passa, apelando a juventude para um maior engajamento aos estudos e ao aproveitamento das oportunidades formativas,
académicas e profissionais disponibilzadas pelo governo.
Por outro lado, apelou ao empreendedorismo, considerando que o génio criativo da juventude pode
ajudar a criar empregos para todos os que precisam, contribuindo continuamente na resolução dos problemas económicos e sociais.
Considerou que falar da história da JMPLA é falar da história da juventude angolana, acrescentando que a organização foi sempre uma força dinâmica que mobilizou, nos vários momentos difíceis, jovens para a luta de libertação nacional e assumiu para si a educação política e patriótica da juventude na guerrilha.