Luanda - Duzentos mil dólares é o montante disponibilizado pelos parceiros da Associação do Bloco 15 (ExxonMobil, BP, ENI, EQUINOR, SONANGOL) e a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), para a implementação do programa de Prevenção e Controlo da Propagação da Covid-19 em Angola, soube hoje à Angop.
O projecto, a ser implementado pela World Vision, em parceria com o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Direcções Municipais do sector e Sociedade Civil, surge com o intuito de controlar a disseminação dessa pandemia e providenciar formação e capacitação para resposta, através da divulgação massiva de informação sobre práticas de higiene e prevenção.
De acordo com o gestor de projecto da World Vision Angola, Vagno Gomes, a parceria da World Vision com o Ministério da Saúde, ANPG e os parceiros petróliferos do Bloco 15, cinge-se a missão da organização em apoiar as crianças e famílias mais vulneráveis.
Este projecto vem complementar o Programa Emergencial de Resposta à Covid-19, do Governo, e visa proteger e preservar vidas, garantir o acesso à informação sobre prevenção, promoção e protecção da saúde. O mesmo prevê melhorar a vida de 28 mil famílias, num acumulado de aproximadamente 2 milhões de cidadãos.
O projecto, segundo a Word Vision, deverá ser implementado de Dezembro deste presente ano de 2020 até Junho de 2021, prevendo na fase inicial formar até 360 voluntários de diferentes organizações da Sociedade Civil.
Para a materialização desta iniciativa, a Word Vision apresentou (antes) o devido prospecto de Prevenção e Controlo da Propagação da doença em oito organizações e ou associações: ANLD, Associação Juvenil de Apoio às Comunidades - AJACOM, ACPR, CUIDADOS DA INFÂNCIA, FOJASSIDA, NAÇÃO VERDE, Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (Jucarente) e JUCICA.
Depois seguiu-se uma reunião de planeamento com os parceiros, para discussão do plano de implementação, levado a cabo pela World Vision Angola; análise das actividades do projecto e o papel dos parceiros; mapeamento da áreas de intervenção; e distribuição de voluntários nas localidades beneficiadas pelo mesmo projecto.