Luanda - Quatrocentos e 56 mil doses da vacina AstraZeneca foram doadas, esta terça-feira, a Angola pelo Canadá, para reforçar o programa nacional de vacinação.
Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, a partir de quarta-feira, as vacinas serão distribuídas aos postos de vacinação do país.
Anunciou que o país espera receber mais sete milhões de doses da vacina da Sinopharm e, gradualmente, um lote de mais de cinco milhões de doses da vacina da Jonshon&Johnson.
Sílvia Lutucuta reforçou o apelo para o cumprimento rigoroso das medidas do Decreto sobre o Estado de Calamidade Pública, com realce para a apresentação do cartão ou certificado digital de vacinação para se ter acesso a locais públicos.
Até ao dia 28 de Setembro, Angola tinha vacinado seis milhões 265 mil 712 indivíduos, de acordo com dados oficiais, prevendo vacinar ao final do ano 60 por cento da população.
Para o efeito, foram criados 175 postos, que administram as vacinas da AstraZeneca, Simopharm, Sptunik e Johnson& Johnson.