Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, reafirmou, esta segunda-feira, a funcionalidade do laboratório regional de testagem contra a Covid-19.
O governante, que reagia a informações segundo as quais o laboratório regional do Dundo se encontrava inoperante, afirmopu que “o facto de a província não registar nenhum caso positivo há mais quatro meses não significa que não esteja a realizar testes como se tem especulado”.
Em declarações à imprensa no final da visita realizada ao posto de vacinação contra a Covid-19, no Chitato, Ernesto Muangala assegurou que o laboratório regional, com capacidade para mais dois mil testes/dia, continua a funcionar sem sobressaltos e a testar os passageiros que se deslocam a capital do país, Luanda.
Localizado no distrito urbano do Mussungue, município do Chitato, o laboratório atende as três províncias do leste de Angola (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico) e realiza testes de Lisa e de Zaragatoa.
Com a entrada em funcionamento do laboratório, a região leste deixou, desde Novembro de 2020, de depender de Luanda no processamento dos testes de biologia molecular, cujos resultados demoravam uma semana.
Ernesto Muangala destacou que a estabilidade epidemiológica na Lunda Norte é fruto do comportamento da população que tem cumprido rigorosamente as medidas de biossegurança impostas para a prevenção combate à pandemia.
Apelou a população no sentido de continuar a reforçar as medidas de biossegurança, evitando ajuntamentos e o uso de maácaras na via pública e nos locais de maior aglomerado populacional.
O governante mostrou-se satisfeito com a aderência da população a campanha de vacinação contra a Covid-19.
A província da Lunda Norte tem o registo de 239 casos positivos, dos quatros óbitos e 235 recuperados.