Luanda - O Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP) promove, na sexta-feira (dia 29), em Luanda, as jornadas científicas para abordar, entre outros temas, os avanços na gestão multidisciplinar das cardiopatias congénitas.
Segundo uma nota de imprensa da instituição, a que a ANGOP teve acesso nesta quinta-feira, a iniciativa vai decorrer sob o lema “abordagem integrada e multidisciplinar na assistência em saúde”, sob orientação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
As jornadas se enquadram no terceiro aniversário desta instituição hospitalar, a ser assinalado no dia 30 do corrente mês, e vão decorrer no auditório do CHDCP.
O evento vai contar com a participação de prelectores nacionais e internacionais, que irão debater questões relevantes no âmbito da assistência integrada à saúde.
A mesma aborda temas como a expansão da neurocirurgia com a neuronavegação, cirurgião e paciente separados mas unidos pela cirurgia robótica - um caso de sucesso, segurança do paciente e melhoria da qualidade, assim como às práticas para melhorar a segurança, diminuir os erros e garantir a excelência nos cuidados.
O certame vai abordar ainda as melhores práticas para o manuseio de emergências intra-hospitalares, a necessidade da equipa de EMI, impacto do desenvolvimento continuo de habilidades e actualização no tratamento dos doentes.
A importância do diagnóstico laboratorial na tomada de decisão e na promoção da qualidade de vida pós-internamento e acompanhamento psicológico, o papel/trabalho do assistente social na promoção da qualidade de vida dos doentes pos-internamento e os serviços sociais também serão aflorados nas jornadas.
O encontro vai debater ainda sobre a preparação do doente diabético para o regresso à casa, coração e pulmão: dilema de uma realação, visão do internista na abordagem integrada e multidisciplinar para melhor gestão do doente e o cuidado peri operatório em crianças com cardiopatias congénitas: o valor de uma abordagem integrada.
No quadro das jornadas, haverá uma mesa redonda sobre os desafios na gestão de serviços de alta complexidade que agregará directores de unidades de referência, entre os quais Carlos Alberto Masseca (CHDCP), Welema Fonseca (GG Cabinda ELS), Jovita André (HGC HK) e Manuela Mendes (H. Azancot de Menezes).
As jornadas científicas do complexo hospitalar têm um carácter anual.
Inaugurado a 30 de Novembro de 2021, pelo Presidente da República, João Lourenço, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento emprega cerca de 1.890 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e administrativos. OHA