Luanda - Um fórum sobre empreendedorismo a nível da saúde pública será realizado pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), com a finalidade de ajudar os jovens a promover auto-emprego.
Segundo o Presidente do CNJ, Isaías Kalunga, que falava à margem de um encontro com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o fórum está previsto para Fevereiro do próximo ano, e tem como objectivo ajudar a mobilizar financiamentos para os jovens empreendedores que queiram investir na promoção da saúde nas comunidades.
Com isso, acredita, irão surgir pequenos empreendedores para montagem de alguns negócios como fábricas de apoio de utensílios que são utilizados diariamente nas unidades sanitárias e farmacêuticas.
Fez saber, que a par disso, o CNJ promoverá acções formativas para os jovens que pretendem enveredar para o empreendedorismo.
Realçou que o encontro com a ministra serviu para apresentação de um projeto sobre a criação de uma cooperativa de saúde, mas que o mesmo ainda merecerá melhor elaboração.
Por sua vez, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o CNJ é visto como um grande parceiro, e que o encontro valeu para se criar ideias para vários outros projectos formativos de capacitação aos jovens.
Adiantou que a reunião permitiu, de igual modo, se estudar formas de iniciativas para o empreendedorismo em saúde.
Fez saber, que será criada uma equipa multidisciplinar para trabalhar com o CNJ, para elaboração de um plano de iniciativas que poderão ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazos.
Frisou que os técnicos das várias áreas do MINSA estarão disponíveis para a implementação deste plano, bem como abertos para abordarem questões ligadas aos vários diplomas e dos mecanismos que são necessários para que algumas áreas sejam empreendidas.
No que toca à criação da cooperativa por parte do CNJ, disse que está a ser feita uma reflexão profunda sobre o projecto, mas, ainda carece de uma boa análise por haver questões ligadas aos recursos humanos, financiamentos e infra estruturas, assentes na legislação vigente e na lei de base existentes no sector da saúde.