Cuito – Duzentos e 44 pacientes foram operados para corrigir o lábio leborino e fenda palatina na província do Bié, durante a segunda campanha de cirurgias grátis, levada a cabo pelas autoridades sanitárias.
Esta segunda campanha, que terminou hoje, superou as expectativas, já que foram ultrapassados os números da primeira campanha, em que foram operadas 153 pessoas, no mês de Setembro do ano passado, em Luanda.
Iniciada no dia seis, no hospital Dr. Walter Stranguay, a campanha, decorrida sob o lema “Com um rosto saudável, sorriso confiante, auto-estima, inclusão social garantido”, permitiu a recuperação total de pacientes com idades compreendidas entre nove meses de vida a 60 anos de idade, vindos também das províncias de Luanda, Moxico, Huambo, Benguela, Lunda Norte e Lunda Sul.
O coordenador do grupo dos médicos especialistas que efectuou as cirurgias, Agnelo Lucamba, assegurou ser estável o quadro clínico de todos pacientes, que já começaram a regressar às zonas de origem.
Disse que o sucesso foi possível devido à disseminação da informação sobre a campanha, sublinhando que, de um tempo a esta parte, as pessoas procuraram saber mais sobre as operações.
Nesta conformidade, o médico, especialista em maxilo-facial, defendeu mais acções de sensibilização, no sentido de mobilizar mais pessoas com o problema, para serem operadas provavelmente numa terceira campanha.
Em declarações à ANGOP, Ana Tito Manuel, mãe de uma das crianças operadas, vinda da província de Luanda, confirmou o sucesso da cirurgia, salientando que o seu filho de nove meses está agora com o rosto melhorado.
Confessou ter falhado muitas vezes às consultas pré-natais, por isso, aconselhou as outras gestantes a seguirem rigorosamente o calendário das vacinas e não só, assim como absterem-se do consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez.
Outra paciente Verónica David, de 22 anos de idade, proveniente do Moxico, disse que sofreu muito preconceito por parte dos colegas.
A jovem estudante da 12ª classe está confiante no processo de ressocialização, já com um rosto melhor.
Já Rufino Evambi, pai de menino, também proveniente de Luanda, tenciona regressar ainda hoje à capital, com o espírito de missão cumprida.
Visivelmente satisfeito ao ver o seu único filho operado, disse que era o que mais queria na vida.
O lábio leporino é uma separação superior, normalmente logo abaixo do nariz, enquanto a fenda palatina é uma abertura na parte do céu-da-boca (o palato), que causa uma abertura anómala para dentro do nariz
O lábio leporino e a fenda palatina frequentemente ocorrem ao mesmo tempo e podem ser diagnosticados ainda durante a gestação.Lb/PLB