Luena- Noventa e três pacientes, com diversas deformações faciais, foram submetidos a intervenções cirúrgicas durante a campanha de cirurgias maxilo-facial decorrida de 20 a 27 do corrente mês de Agosto, no Hospital Geral do Moxico (HGM).
De acordo com o responsável da campanha, Agnelo Lucamba, que falava esta terça-feira, à imprensa, o evento permitiu realizar 93 cirurgias com sucesso, dos 140 pacientes inscritos, entre adultos e crianças, com diversas patologias do fórum bucal.
Disse igualmente que os 47 pacientes restantes inscritos serão operados À posterior pela equipa médica do Hospital Geral do Moxico.
Explicou que as quiloides e os bócios, são as patologias que mais se registaram e que segundo o especialistas, merecem uma atenção especial num futuro projecto .
Por seu turno, o pequeno Dionísio Cahilo, de 15 anos de idade, que lhe foi operado um Anquiloses da ATM, que o impossibilitava de abrir a boca há mais de 10 anos, mostrou-se satisfeito, pois agora, além de conseguir comer, leva uma vida normal e brincar como as outras crianças.
“Estou muito feliz, porque eu não abria a boca, só comia papas, sopas e caldo e com palhinhas, estou muito agradecido “,contou, emocionado.
Um outro paciente que encontra-se na mesma situação é o adolescente Juvenal Mutunda, de 18 anos de idade, que padecia de um cisto no rosto desde à nascença, e foi igualmente submetido ao procedimento cirúrgico e recupera satisfatoriamente.
Da iniciativa do Ministério da Saúde e parceria com o Hospital Josina Machel, a campanha visa operar, de forma gratuita, pacientes com fissuras labiais (fendas, leoporinos e fendas palatinas) e foi assegurada por 14 especialistas.
O governador provincial, Ernesto Muangala, deslocou-se ao HGM para prestar solidariedade aos pacientes operados e destacar o trabalho realizado pela equipa médica.
A campanha está a ser efectuada em cinco províncias do país, nomeadamente, Moxico, Benguela, Uige, Huambo e Luanda. ISAU/YD