Caxito - Muitos cidadãos na província do Bengo continuam a desrespeitar as medidas de biossegurança contra a Covid-19, principalmente o uso da máscara e o distanciamento físico.
Numa ronda efectuada pelas ruas da cidade de Caxito, mercados do Panguila e Cawango e Sassa Parque, recintos escolares, unidades sanitárias, entre outros locais, a ANGOP verificou que muitos cidadãos não usam máscaras faciais e desrespeitam o distanciamento físico.
Na província, a circulação dos cidadãos pelos diferentes pontos da cidade é feita sem qualquer cuidado, nem preocupação pelas medidas de segurança.
Em declarações à ANGOP, António José, que fazia o percurso Caxito-Luanda, minimizou a doença, sublinhando que a mesma tem a ver com questões políticas.
Maria dos Santos, vendedora ambulante, por sua vez, referiu que não usa máscara, por problemas de respiração.
Já Joaquim José, também vendedor, disse que já há muitas pessoas na cidade sem máscaras, daí não ver necessidade de continuar a usá-la.
O director interino do Gabinete Provincial da Saúde, Manuel Filipe, reprovou o comportamento dos cidadãos e pediu para cumprirem as orientações do governo, de modo a se evitar a propagação da doença.
A primeira fase de vacinação contra a Covid-19, na província do Bengo, iniciou a 12 deste mês e vai decorrer até ao dia 26, nos seus seis municípios.
Até ao momento, já foram vacinadas mais de quatro mil pessoas contra a Covid-19, na cidade de Caxito, capital da província.